Instituições

Fundação Comendador José Nunes Martins

População Adulta – Pessoas Idosas

A Fundação José Nunes Martins é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que abrange todo o concelho de Carregal do Sal, que tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde e da solidariedade social, com carácter permanente ou temporário de pessoas com idade superior a 65 anos, de ambos os sexos, desinseridas do meio social e familiar, não autónomas na satisfação das suas necessidades básicas, impedindo permanecer no seu meio habitual de vida. 
Teve o seu início de atividade em Outubro de 1998, estabelecendo Acordo de Cooperação com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Centro Regional de Segurança social do Centro, para a valência de Unidade de Apoio Integrado – UAI, abrangendo 10 clientes.
A 31 de Março de 2005, o referido Acordo foi alterado e integrou mais 4 camas, para a valência Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas em situação de dependência, para além dos 10 clientes apoiados na valência UAI.
Em 16 de setembro de 2008 foi celebrado um novo Acordo de Cooperação entre o Instituto da Segurança Social, I.P./Centro Distrital de Viseu e a Fundação José Nunes Martins para a única Resposta Social – ERPI, em situação de dependência, com a capacidade de 14 clientes.
Com este Acordo extinguiu-se a valência Unidade de Apoio Integrado.

Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas.
Descrição de serviços/equipamentos
A Fundação José Nunes Martins assegura serviços de alojamento, alimentação, cuidados de higiene e conforto, cuidados médicos e de enfermagem, lavagem e tratamento de roupas, apoio em deslocações ao exterior, animação/ocupação/lazer.

Objetivos        
A Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da saúde e da solidariedade social dos habitantes do concelho, nomeadamente:
a) Apoio à proteção dos cidadãos na velhice, invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de subsistência, ou diminuição para o trabalho;
b) Outras atividades de Solidariedade Social, no âmbito de apoio a crianças, jovens e família;
c) Promoção e proteção da saúde, nomeadamente pela prestação de medicina preventiva, curativa e de reabilitação;
d) Realização de fins educativos e culturais

Recursos Humanos da Instituição (*)
Categoria Profissional-Nº Funcionárias

Técnica Superior de Serviço Social  - 2 (**)[1]
Auxiliar Ação Direta 1ª - 8
Auxiliar Ação Direta 2ª - 2
Lavadeira - 1

Atividades Desenvolvidas
A Fundação José Nunes Martins, sediada em Oliveira do Conde, com a valência ERPI, desenvolve atividades previstas no seu Plano de Atividades.
Como entidade parceira no Conselho Local de Ação Social de Carregal do Sal, participa nas reuniões do CLAS de Carregal do Sal, e nas reuniões de trabalho, com vista à elaboração das grelhas que fazem parte do Plano de Ação do Concelho, fazendo-se representar através da sua Diretora Técnica.
Participa nas atividades previstas no Plano Ação da Rede Social, nomeadamente na Feira Social, Tarde Interativa, Dia do Idoso, entre outras.
A Fundação José Nunes Martins desenvolve atividades lúdicas e de animação no sentido de manter ou até melhorar as capacidades físicas e mentais dos idosos valorizando as suas capacidades individuais e de grupo.
Anualmente têm previsto passeios, piqueniques, comemorações dos aniversários e dos santos populares, Natal entre outros.
Algumas destas atividades de animação e outras são desenvolvidas em articulação/parceria com a Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde.
Para além do apoio e do serviço prestado aos clientes há que referir que paralelamente prevalece o contacto e as solicitações quer das respetivas famílias quer das entidades com quem a instituição mantém parcerias.
É de referir que a instituição diariamente, atendendo às mais variadas solicitações bem como às exigências cada vez mais absorventes, vai respondendo na procura de soluções para quem a procura e recebe apoio, ao mesmo tempo que caminha para a otimização dos serviços que presta.
Num espírito de abertura e de parceria a Fundação Comendador José Nunes Martins está aberta à comunidade, sendo, também, exemplo desta ligação a utilização da sua Capela para ofícios fúnebres bem como na realização da missa aos sábados. Paralelamente mantém, regularmente, ligação com as demais entidades da freguesia e do concelho, Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Centro de Saúde de Carregal do Sal, Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal e Cabanas de Viriato, Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, assim como com outras nomeadamente com o Serviço de Emprego de Tondela do Centro de Emprego Dão Lafões e com a ADICES, Associação de Desenvolvimento Local, da qual é uma das suas associadas.

Parcerias
Em setembro de 2000 foi celebrado Protocolo de Colaboração com o Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, na cedência de instalações bem como na confeção de refeições e lavandaria.
No âmbito da promoção de respostas na área da inclusão social com vista a prevenir e combater as situações indiciadas e ou sinalizadas de crianças e jovens em risco de exclusão social, nomeadamente no caso particular em risco de absentismo e/ou abandono escolar, desde o ano letivo 2012/2013, a Fundação José Nunes Martins é a entidade gestora do Programa de Apoio e Qualificação da Medida PIEF, da Escola 2 de Carregal do Sal, tendo assinado para o efeito Protocolo com Instituto de Segurança Social, I.P.
A Instituição, ao longo dos últimos anos tem vindo, no seguimento de solicitações, emanadas pela Equipa do Dão Lafões da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a integrar pessoas, residentes na freguesia de Oliveira do Conde, para cumprir a medida de Substituição de Multa por Trabalho a Favor da Comunidade.

Horário das visitas
Diariamente das 14:00 horas às 16:00 horas e das 17:00 horas às 19:00 horas

Morada
Rua Dr. Luís de Melo
Oliveira do Conde
3430-354 Carregal do Sal

Contactos
Telefone
-  232 961556
Fax
-  232 968344
E-mail
  -  fjnmoc@gmail.com


[1]  (*) Em 4 de janeiro de 2013
(**)Uma das Técnicas é Diretora da IPSS, estando a outra Técnica contratada, a termo certo, durante a vigência da Medida PIEF, para acompanhamento dos respetivos  alunos, até agosto de 2014

Data de Publicação: 20/03/2015