Notícias

1.° Encontro Nacional de Vespas

Uma experiência que ganhou intenções de ser repetida

Organizado pelo Clube Amigos do Carocha de Carregal do Sal, decorreu no último sábado, dia 14 de Julho, o «1º Encontro Nacional de Vespas», que registou participação de duas dezenas de proprietários destas típicas e práticas viaturas motorizadas de duas rodas.
Tratou-se de um passeio turístico pelo concelho, ao qual aderiram nove vespistas da Lousã e dois de Visou, sendo os restantes nove do concelho de Carregal do Sal. Teve concentração junto ao edifício da Câmara Municipal, pelas 9:30, horas, seguindo-se, uma visita à parte sul do concelho, com passagem por Parada, S. João de Areias, Papízios, Póvoa da Arnosa, Pinheiro, e regresso ao ponto de partida. Pelo caminho, foi feita paragem de cortesia na Junta de Freguesia de Papízios, onde o respectivo presidente dirigiu palavras de saudação aos vespistas e de agradecimento pela visita à sua freguesia, servindo-lhes depois biscoitos e cálices de ginja.
Novamente concentrados em Carregal do Sal, foram então recebidos no salão dos Paços de Concelho, às 10:30 minutos, por António Óscar Paiva, vereador da Cultura, que lhes dirigiu as saudações de circunstância e os obsequiou com um saco contendo um livro de informação sobre concelho e uma garrafa de vinho rotulada com alusão à iniciativa.
Primeira refeição do programa, o pequeno-almoço foi servido meia hora depois no restaurante residencial Salinas, retemperando torças para nova tirada do passeio, que dessa vez teve por meta uma visita à aldeia medieval de Póvoa Dão, no concelho de Viseu, indo por Oliveirinha, Cabanas de Viriato, Beijós, S. Gemil e Silgueiros. Em Cabanas de Viriato foi feita nova paragem de cortesia, onde o presidente da Junta de Freguesia usou de atenções iguais às registadas em Papízios. O regresso a Carregal do Sal foi feito por Pardieiros, Beijós, Póvoa da Pegada, Cabanas de Viriato, Oliveira do Conde e Vila Meã.
Novamente reunidos naquele restaurante, ali travaram os vespistas a sua apetência pela estrada, uma vez que a hora do almoço já começava a tardar. Esta nova refeição foi também ocasião para o presidente da direcção do Clube Amigos do Carocha, João Monteiro, fazer entrega individual de um brinde alusivo ao passeio.
Uma derradeira tirada foi encetada após o almoço, dessa vez tendo como meta uma visita à zona turística da Senhora da Ribeira, no concelho de Santa Comba Dão. Nova refeição - um lanche ajantarado -aguardava os vespistas no retorno a Carregal do Sal e ao mesmo restaurante. Terminada a mesma e antes de rumarem a casa, cada um foi presenteado com uma peça artística de vidro por parte de Luís “das Vespas”, um comerciante destas viaturas e respectivas peças, estabelecido em Figueira da Foz (tel. 233423419).
Será precisamente Figueira da Foz o destino de novo passeio que o Clube Amigos do Carocha tenciona realizar no primeiro sábado do próximo mês de Setembro, sinal de que a experiência ganhou vontades de ser repetida, estando já também decidido que o encontro anual de Carregal do Sal será para manter e sempre feito por altura das Festas do Concelho.
A pedido do presidente da direcção do Clube, deixa-se aqui público agradecimento ao referido comerciante, assim como à participação do grupo de vespistas da Lousã, dando-se igualmente conta de ter havido geral contentamento, tanto no tocante à gastronomia e sua confecção como no respeitante à organização e à paisagem do passeio.
In Defesa da Beira (20/07/2007)

Data de Publicação: 25/07/2007