Notícias

Cabanas de Viriato - Nomeação de ruas sem nome

Decorre o período de 20 dias sobre o edital que a Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato publicou no dia 14 de Novembro, no sentido de qualquer cidadão recenseado na própria freguesia apresentar opinião/sugestão/reclamação sobre a proposta de nomeação de ruas sem nome existentes na freguesia.

O edital anexa uma listagem do nome proposto para cada arruamento carecido de nomeação, da qual se dá aqui conhecimento, juntamente com algumas notas da justificação de cada nome.
É fundamental que cada um manifeste a tempo, portanto, antes do dia 4 de Dezembro, a sua discordância perante algum dos nomes propostos ou a indicação de outros nomes a considerar, como, por exemplo, José de Barros Martins, Dr. Anacleto Soveral, Armando Miranda, Frei Manuel Luís; ou outros, alguns desses já sugeridos à Comissão de Nomeação das Ruas e ao presidente da Junta de Freguesia.
Avenida Júlio Barros Mendes
JULIO BARROS MENDES - Foi presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato e dirigente da Filarmónica de Cabanas de Viriato, as quais conheceram grandes progressos graças às suas reconhecidas qualidades de gestor.
Rua José Borges Diniz
JOSE BORGES DINIZ - Formado pela Universidade de Coimbra, foi um extraordinário farmacêutico. Fez pequenas cirurgias na sua farmácia. Grande vinicultor.
Rua Dr. Amadeu Victor de Miranda Monteiro
AMADEU VICTOR DE MIRANDA MONTEIRO - Foi Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. Trabalhou no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa. Já aposentado, desempenhou o cargo de presidente da Câmara Municipal de
Carregal do Sal. Nasceu em 22 de Junho e faleceu em 1958.
Rua Antonio Abrantes Vieira
ANTONIO ABRANTES VIEIRA - Foi avaliador especializado da 1 instância do Tribunal Judicial da Comarca de Santa Comba Dão. Nasceu em 1909, em Cabanas de Viriato, onde faleceu em 1991.
Rua António de Sousa Seabra
ANTONIO DE SOUSA SEABRA - Mais conhecido pelo Tonito Gonçalves. Mandou construir um campo de futebol para o clube da sua terra - O Sport Lisboa e Cabanas, gastando lá algum dinheiro seu.
Av. Professora D. Elisa Barros Silva
ELISA BARROS SILVA - Professora primária. Grande exemplo de altruísmo e de solidariedade para com a terceira idade, as crianças e os pobres. O Centro Social de Cabanas de Viriato, com o seu nome, evoca essas qualidades.
Rua Padre José da Costa Cunha
PADRE JOSÉ CUNHA – Organizou a Filarmónica de Cabanas, no ano de 1872 juntamente com homens da freguesia e alguns de fora, custeando as primeiras despesas por meio de subscrição. Foi director da Filarmónica e nela aplicou os seus conhecimentos da arte musical.
Travessa Professor José Pinto
JOSÉ PINTO - Professor primário, natural de Cabanas de Viriato. Exerceu funções didácticas na Escola Primária de Oliveira do Conde. Por questões políticas, num período eleitoral, foi assassinado, pelas costas, com um pau cravado de pregos.
Rua Franciscanos Capuchinhos
FRANCISCANOS CAPUCHINHOS - Desde 1989 até 2005, paroquiaram a paróquia de Cabanas de Viriato, onde construíram o Convento de São Lourenço de Brides. Muitos frades fizeram ali a etapa do Noviciado da sua formação capuchinha.
Rua Padre Júlio Requicha
PADRE JÚLIO REQUICHA - Tal como toda sua família, era natural da freguesia de Cabanas, Foi pároco na freguesia de Beijós, mas, por vezes, também fazia serviços na sua freguesia.
Rua Professor Mário Sacadura
MARIO SACADURA – Professor primário. Insigne músico, ensaiou peças infantis, criou um orfeão infantil, Era colaborador assíduo, com coluna própria de Cabanas de Viriato, no jornal Defesa da Beira. Foi decapitado em Angola.
Largo Francisco Teixeira D’Abreu
FRANCISCO TEIXEIRA D’ABREU - Natural de Cabanas de
Viriato. Desempenhou grandes cargos, entre eles: director da Fábrica
Citröen de Mangualde, presidente da Assembleia Municipal da Câmara
Municipal de Carregal do Sal, e presidente do Centro Social D. Elisa
Barros Silva.
Rua Padre José Dias
PADRE JOSÉ DIAS - Autor do espectacular livro “O Natal e a Semana Santa”, documento histórico da terra de Cabanas, onde nasceu. Nele, fala, por exemplo, das imagens antigas da Igreja e seus altares, assim como da fundação da Banda da Música.
Rua Dr. José Pais Ribeiro
JOSE PAIS RIBEIRO — Natural de Cabanas de Viriato. Formou-se em medicina pela Universidade de Coimbra. Foi Delegado de Saúde em Faro, Viseu, Porto e Coimbra, e director do Hospital Rovisco Pais, da Tocha. Por último, esteve na Assembleia Nacional como deputado pelo círculo de Vila Real.
Rua Professor Orsini Bernardes de Miranda
ORSINI BERNARDES DE MIRANDA - Professor de Desenho e Belas Artes. Era coreógrafo, ensaiador de peças de teatro e pintor de cenários, Excelente actor, fez parte de diversas peças no saudoso Grupo Cénico de Cabanas.
Rua Dr. António De Sousa Pinto de Campos
ANTONIO DE SOUSA PINTO DE CAMPOS – Médico cabanense, nascido em 1 de Outubro de 1922, e formado na Universidade de Coimbra. Foi director e protector do Hospital Fundação José Nunes Martins, em Oliveira do Conde. Durante muitos anos exerceu funções de Médico Municipal e, depois, de Delegado de Saúde, no concelho de Carregal do Sal.
Rua Fernando da Silva Campos
FERNANDO DA SILVA CAMPOS – Lutador pelo desenvolvimento e progresso da sua terra - Cabanas de Viriato, a ele se fica a dever, por exemplo, o alargamento de ruas. Muitas outras coisas foram acontecendo. Participou em direcções da Associação de Bombeiros e da Sociedade Filarmónica. Esteve na Câmara Municipal de Carregal do Sal, como vereador, perto de 30 anos.
Rua Dr. César de Sousa Mendes
CÉSAR DE SOUSA MENDES - Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, seguiu a carreira diplomática. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros no tempo de Salazar e desempenhou, ainda, funções diplomáticas em Varsóvia. Ficou a dever-se a ele, enquanto ministro, o acréscimo da palavra “Viriato” a Cabanas.
Rua Padre Amadeu da Silva Ferreira
PADRE AMADEU DA SILVA FERREIRA -Natural de Forninhos, estudou nos seminários de Fornos de Algodres e de Viseu. Exerceu funções de pároco, primeiramente, nos concelhos de Fornos, Sátão e Aguiar da Beira. Entrou na paróquia de Cabanas de Viriato a 27 de Janeiro de 1957, onde faleceu a 20 de Janeiro de 1986.
Rua Coronel António Bernardes de Miranda
ANTONIO BERNARDES DE MIRANDA - Oficial de artilharia entre os anos de 1886 e 1957. Desempenhou diversos cargos importantes, como o de chefe da casa militar do Presidente Carmona e o de Governador-geral de Macau. Dedicou-se também aos estudos das Modernas Teorias da Física, e publicou o livro Nova Explicação do Universo.
Rua Alexandre de Azevedo
ALEXANDRE DE AZEVEDO - Nasceu em Cabanas, em 1833,0 faleceu no Brasil, em 1944. Actor de grandes recursos artísticos, desempenhou importantes papéis em muitas peças. Era mestre do drama e da opereta. Criou o Teatro Guinhol, que o tornou célebre pelo mundo fora.
Rua General Adolfo Abranches Pinto
ADOLFO ABRANCHES PINTO - Conceituado general do tempo de Salazar, que o tornou embaixador de Pretória, na África do Sul. Colocou-o depois na Embaixada de Londres, considerada a melhor de todas.
Rua D. José D’ Alarcão
JOSE D’ ALARCAO - Filho de senhora fidalga, conhecida dos cabanenses como benemérita, Era dono de um legado histórico relacionado com a História de Portugal, como a tristemente famosa “Quinta das Lágrimas”, em Coimbra.
Rua José Gonçalves - Pai
JOSÉ GONÇALVES - Maestro cabanense, autor de diversas valsas de Carnaval, que na altura fizeram as delícias de muitos cabanenses e forasteiros de outros tempos.
Rua José Gonçalves Filho
JOSÉ GONÇALVES - Dotado das mesmas capacidades e qualidades de seu pai, subentende-se ter sido grande maestro da Banda Filarmónica.
Rua Mestre Jacinto Caetano
JACINTO CAETANO - Foi também um grande maestro, dotado de muitas qualidades e capacidades de transmitir aos seus alunos a arte da Música. Era ainda um bom compositor.
Rua António da Silva Campos
ANTONIO DA SILVA CAMPOS - Presidiu a Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato. Fez parte também da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Carregal do Sal nomeada em 1975, até ao ano de 2001.
Rua D. Angelina de Sousa Mendes
ANGELINA DE SOUSA MENDES - Esposa de Aristides de Sousa Mendes e grande exemplo de mãe. Companheira daquele Grande Herói nas muitas horas felizes que viveram na vida e nas horas más que, depois, os perseguiram e a toda a família.
Rua Dr. Aristides de Resende N unes D’Aguiar
ARISTIDES DE RESENDE NUNES D’AGUIAR - Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Representou a Ordem dos Advogados na inauguração do Tribunal de Justiça de Santa Comba Dão, no qual desempenhou funções de Delegado do Ministério Público. Foi sócio fundador dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e primeiro comandante da sua corporação.
Diligenciou a doação do teatro à Associação dos Bombeiros.
Rua Professor Doutor José Bernardes Teixeira D’Abreu
ANTONIO JOSÉ BERNARDES TEIXEIRA D’ABREU – Era natural de Cabanas, onde nasceu em 1565. Foi professor catedrático da Faculdade de Coimbra, como professor de Direito, e o último ministro da Justiça do reinado do nosso Rei D. Carlos. Quando da implantação da República exilou-se no Brasil. Faleceu em Coimbra, em 1930.
Praceta António Claro
ANTÓNIO CLARO- Herói português da I Grande Guerra Mundial, condecorado com a Medalha da Cruz de Guerra.
Está sepultado no cemitério de Cabanas de Viriato, terra de onde era natural.
In Defesa da Beira de 23/11/2007

Data de Publicação: 03/12/2007