Notícias

Êxito na Feira da Pinha e do Pinhão | Sabores e Saberes de Terras de Carregal do Sal

De 12 a 14 de dezembro, o Pavilhão Desportivo de Carregal do Sal acolheu a Feira da Pinha e do Pinhão/Sabores e Saberes de Terras de Carregal do Sal.

Organizada pela Câmara Municipal, com a colaboração da Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, o certame juntou naquele espaço empresas da fileira do pinheiro manso, cogumelos, produtores de vinho, queijo, enchidos, doçaria tradicional e restauração, para além do artesanato referente ao pinheiro manso, pinha e pinhão e integrou diversos momentos de animação garantidos pelos Saloios da Art&Manha e espaço dedicado aos mais pequenos (tenda infantil e insuflável); pelos ranchos e grupos de cantares tradicionais do Concelho e pela Viriatu’s Orquestra da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato.          

O evento abriu na sexta-feira, dia 12, ao final do dia procedendo-se, na ocasião, à assinatura do Protocolo de Comodato com a Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, com vista à criação de um Parque Clonal, que ficará situado junto ao IC 12, em Oliveirinha e onde será plantada esta espécie autóctone.

De então até ao final, muitas foram as pessoas que passaram pela feira que revestiu a forma de festa e onde lhes foi possível saborearem diversas iguarias confecionadas com pinhão e cogumelos e degustar produtos regionais. Com o intuito de promover o comércio tradicional e a restauração concelhia, realizaram-se diversos momentos de degustação. O primeiro, na abertura da Feira da Pinha e do Pinhão, com produtos endógenos (vinhos, queijos, enchidos e enguias); o 2.º, no sábado, designado "Sabores da Floresta" em que os restaurantes aderentes apresentaram uma especialidade com o pinhão e/ou cogumelo e o 3.º, no último dia, domingo, designado "Brinde ao Pinhão", em que foi apresentada doçaria, bolos tortos e sobremesas diversas com pinhão, acompanhado da Ginja, culminando com um brinde com espumante produzido no Concelho.

A Feira da Pinha e do Pinhão | Sabores e Saberes de Terras de Carregal do Sal encerrou com chave de ouro - a atuação da artista Carla Maria que trouxe um convidado - Celso Coelho. Mas antes de terminar Rogério Abrantes, presidente da edilidade, fez um balanço desta 1.ª edição referindo-se ao "sucesso" do evento que mobilizou pessoas do concelho anfitrião e de concelhos limítrofes.

 

O Presidente,

Rogério Mota Abrantes

Data de Publicação: 17/12/2014